segunda-feira, 20 de junho de 2011

Venha tomar café comigo em minha nova sala de estar...

Venha tomar café comigo em minha nova sala de estar... Vamos conversar sobre Filosofia, Sociologia, História e Mitologia. Isso mesmo! É isso a Religião hoje para mim: Mitologia! Se ela, apesar de suas peculiares abstrações, consegue construir significados concretos à existência humana, é em outra sala que se discute isso; e nesta não pretendo entrar pelo menos por um bom tempo. Quem sabe, nunca mais! No máximo, com os meus colegas-alunos dos seminários e institutos teológicos nos quais aprendo ensinando e ensino aprendendo.

Entre a Filosofia, a História, a Sociologia e a Ciência da Religião é que se construirá o nosso diálogo. Aqui, neste novo espaço, pretendo ampliar aquelas provocações postadas em http://jeffersonramalho.blogspot.com/

Já vinha planejando este novo blog, porém, por diferentes razões resolvi adiantar o processo. Portanto, a ideia de ampliar nossas antigas discussões e provocações vem calhar neste momento, unindo o útil e necessário ao agradável e pretendido.

Neste espaço mais dedicado à interdisciplinaridade acadêmica, fugiremos daqueles velhos e já ultrapassados discursos religiosos com cara de propostas alternativas. Aliás, apesar de minha formação em Teologia, não quero que neste blog fique evidente aquilo no que creio e no que descreio. Somente, quero conversar sobre o que vale a pena.

A temática Religião, obviamente, não deixará de existir, mas sempre com os olhares da Ciência da Religião, da História, da Filosofia e da Sociologia, menos da Teologia. Esta, por mais aberta que pareça, em minha segura opinião ainda é e sempre será tendenciosa, confessional, apologética e não científica.

Não que não haja formas científicas de pensar teologicamente, mesmo porque estas são as poucas faces da teologia que conseguem estabelecer diálogos saudáveis diante do pluralismo religioso tão consolidado em nosso tempo. Contudo, ainda assim, não é de teologia que pretendo conversar, pelo menos por um tempo. Quem sabe um dia!

Devido à minha formação, não há como negar e evitar que nossas principais conversas se darão no campo da História e da Historiografia. Aliás, esse campo tem sido aquele no qual tenho jogado há algum tempo. Ainda que discutindo o problema das relações entre Religião e Política, Igreja e Estado, pouco me importa o fenômeno religioso por detrás das questões com as quais venho estudando, mas sim os processos e, principalmente, as invenções e imaginações que compõem tais processos.

São processos históricos muitas vezes de curta, média ou longa duração, que produzem efeitos para além de suas características e ambiências primeiras. Se o assunto for história política, que seja uma Nova História Política; se for Religião, que seja no campo da História da Religião, nunca no da história religiosa da Religião. E que consigamos chegar à compreensão e identificação de reflexos na economia e na sociedade, do que quer que venhamos estudar. Assim nossas reflexões farão sentido!

O mesmo serve para as nossas leituras e releituras filosóficas, sociológicas e antropológicas daquilo que for proposto como discussão.

Cabe aqui uma ressalva muito importante: apesar de nossa discussão ser acadêmica, não queremos ser incompreendidos, mas o contrário. A simplicidade na linguagem, no texto, é o que mais almejamos. Esse blog não é espaço para exibicionismo de alguém – eu, por exemplo – que tem muito mais a aprender do que a ensinar.

Soltarei palavrões nos momentos de raiva, confissões nos momentos de desabafo, respostas quando entender ser necessário, bem como darei o direito de ficar em silêncio diante de comentários que implícita ou explicitamente não pedirão réplicas.

Assim se construirá este nosso novo espaço e eu espero que você possa visitá-lo sempre, apreciando as postagens, contribuindo com comentários e acrescentando com suas ideias, pois é assim – somente assim – que se constrói o conhecimento: coletivamente!

Agora me diga: açúcar ou adoçante?  ;-)

Até logo!

Jefferson

Um comentário:

  1. mto bom jefferson!! estarei sempre por aki! será q cabe aki tmb discussões acaloradas sobre o nosso futebolzinho?!? rsrs
    pode ter certeza q virei aki pra comentar, dialogar, aprender e também fazer pedidos de temas para nossas discussões!! hehe

    abs

    ResponderExcluir